linfoedema
Visão geral Linfoedema
O linfedema pode ser é uma condição de longo prazo (crônica) que causa inchaço nos tecidos do corpo. Pode afetar qualquer parte do corpo, mas geralmente se desenvolve nos braços ou pernas.
Desenvolve-se quando o sistema linfático não funciona corretamente. O sistema linfático é uma rede de canais e glândulas em todo o corpo que ajuda a combater infecções e remover o excesso de líquido.
É importante que o linfedema seja identificado e tratado o quanto antes. Se não for tratada, pode piorar.
Sintomas de linfedema
O principal sintoma do linfedema é o inchaço em todo ou parte de um membro ou outra parte do corpo. Pode ser difícil caber nas roupas, e joias e relógios podem parecer apertados.
No início, o inchaço pode ir e vir. Pode piorar durante o dia e diminuir durante a noite. Sem tratamento, geralmente se tornará mais grave e persistente.
Outros sintomas em uma parte do corpo afetada podem incluir:
- uma sensação dolorosa e pesada
- dificuldade de movimento
- infecções de pele repetidas
- pele dura e apertada
- dobras que se desenvolvem na pele
- crescimentos semelhantes a verrugas se desenvolvendo na pele
- fluido vazando através da pele
O que causa o linfedema?
O linfedema é causado por um problema no sistema linfático, uma rede de vasos e glândulas espalhadas por todo o corpo. As principais funções do sistema linfático são ajudar a combater infecções e drenar o excesso de líquido dos tecidos.
Existem 2 tipos principais de linfedema:
- linfedema primário – causado por genes defeituosos que afetam o desenvolvimento do sistema linfático; pode se desenvolver em qualquer idade, mas geralmente começa durante a infância, adolescência ou início da idade adulta
- linfedema secundário – causado por danos ao sistema linfático ou problemas com o movimento e drenagem de fluido no sistema linfático; pode ser o resultado de um tratamento de câncer, uma infecção, lesão, inflamação do membro ou falta de movimento do membro
Comentários
Postar um comentário